spot_img
InícioAtos & FatosCeilândia um reduto nordestino na Capital Federal

Ceilândia um reduto nordestino na Capital Federal

- Publicidade -spot_img

Considerada o maior reduto nordestino no DF, Ceilândia celebra hoje 50 anos. São 50 anos de muita história marcados pelos pontos da cidade, que relatam em cada anto a história dos ceilandenses.

Uma visita a história

Criada em 27 de março de 1971, uma das cidades satélites mais importantes e conhecidas do DF. O nome Ceilândia tem origem na sigla CEI, Campanha de Erradicação de Invasões. A ação foi criada pela esposa do então governador Hélio Prates, que estava preocupado com ocupações irregulares da capital.

O intuito do governo era dar condições mais dignas para moradores de áreas carentes, à época instalados em invasões no centro de Brasília. Só em 1989 Ceilândia passou a ser considerada uma Região Administrativa.

Considerada a Região Administrativa mais populosa do DF, segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) 470 mil ceilandenses.

A região foi dividida originalmente em quatro áreas: Centro, Norte, Sul e Guariroba. Mas, com o tempo, novos bairros vieram, como P Sul, P Norte, Setor O, a Expansão do Setor O, QNQ e QNR, Setor de Indústria, Setor de Materiais de Construção e Área de Desenvolvimento Econômico Centro-Norte, Pôr do Sol, Sol Nascente, Condomínio Privê e Incra.

Berço Cultural

Ceilândia é a única cidade do DF que tem monumento arquitetônico, de Oscar Niemeyer. A Casa do Cantador um grande berço cultural. O local é considerado como o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel e foi criado para homenagear a comunidade nordestina da capital do país.

Celeiro Nordestino

Ceilândia é considerada o maior reduto do Nordeste no DF uma vez que  48,33% dos seus  moradores são nordestinos, a maioria do:  Piauí, Bahia, Maranhão e Ceará.  Isso é fácil de evidenciar a Feira Permanente da cidade é o ponto de encontro do nordestino.

O Programa Para Sua Segurança  Parabeniza Ceilândia pelos seus 50 anos.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
-Publicidade -spot_img

CONECTADO

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Voce deve lêr

- Publicidade -spot_img

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui