spot_img
InícioDestaquesCurso ajuda a formar futuros motoristas cidadãos

Curso ajuda a formar futuros motoristas cidadãos

Estudantes do ensino médio têm aulas gratuitas de formação teórica para habilitação

- Publicidade -spot_img

A formação de condutores conscientes para um trânsito menos violento é o objetivo do programa Detran nas Escolas – Cidadania no Trânsito para Estudantes do Ensino MédioCuidados com o meio ambiente, respeito aos ciclistas, motociclistas, idosos e pedestres são alguns valores ensinados para os alunos da rede pública que participam do projeto.

O curso de Formação Teórica para Habilitação de Condutor de Veículos Automotores é o destaque do programa e conta com a participação de seis escolas-piloto. As aulas são gratuitas e ocorrem em novembro e dezembro deste ano.

A primeira aula do curso para estudantes do Centro de Ensino Médio 1 de Planaltina ocorreu na terça-feira (9). Thauane Souza, 17 anos, está no 2º ano e conta que esta oportunidade a tem feito refletir sobre vários aspectos a respeito dos motoristas. “Não é simplesmente entrar no carro e sair dirigindo. Estamos inseridos na sociedade e devemos observar diversos fatores. Entre eles, a direção não violenta”, avalia a adolescente.

Pioneiro, o programa começou em 2021, com estudantes dos 2º e 3º anos das unidades do Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Cruzeiro, do Centro Educacional (CED) 7 de Taguatinga, do Centro de Ensino Médio (CEM) 1 de Planaltina, do CEM 3 do Gama, do CEM 1 de São Sebastião e do CED Incra 8 de Brazlândia. No próximo ano, será ampliado para todas as escolas do ensino médio da rede pública.

“Não é simplesmente entrar no carro e sair dirigindo. Estamos inseridos na sociedade e devemos observar diversos fatores. Entre eles, a direção não violenta”, afirma Thauane Souza

A ação é realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com a Secretaria de Educação. “A iniciativa tem essa formação cidadã com a cultura de paz e convivência respeitosa nas vias. Eu faço um combinado com os estudantes durante as aulas: eles têm de estar frequentes e não podem reprovar enquanto participam do curso”, conta Graziela Pilani, coordenadora pedagógica do programa.

O Curso de Formação Teórica para Habilitação de Condutor de Veículos Automotores tem 90 horas/aulas no total. Os estudantes podem utilizá-lo como parte do processo teórico de obtenção da CNH após completarem 18 anos de idade. A economia dos estudantes da rede pública que fazem gratuitamente esse curso de formação teórica é de R$ 300.

O conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de duas ou quatro rodas (mecânica).

Leia também

Curso Cidadania no Trânsito para alunos das escolas públicas

Detran usa atividades culturais para ensinar regras de trânsito

O estudante Yuri Pereira já completou 18 anos e pretende tirar carteira de moto e carro. Ele também está participando das aulas no CEM 1 de Planaltina. “Eu achei o curso ótimo, porque já adianta alguns conhecimentos, adquirimos mais experiência e ficamos mais preparados para obter nossa CNH. Com esse curso, temos uma abordagem mais completa sobre os cuidados no trânsito”, afirma.

A diretora do CEM 1, Nedma Guimarães, destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos do governo para a formação dos estudantes. “Iniciativas como esta são importantes, pois mostram que o Estado está preocupado com a educação em sua totalidade. Esse curso é excelente porque ajuda na formação cidadã do aluno”, frisa.

*Com informações da Secretaria de Educação

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
-Publicidade -spot_img

CONECTADO

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Voce deve lêr

- Publicidade -spot_img

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui