Os quase seis meses do pleito eleitoral, a disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ainda precisa de algumas definições. Até o momento, pelo menos sete pré-candidatos foram confirmados, sem contar o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), que deve concorrer à reeleição.
Veja a seguir quem são os postulantes ao executivo local
Ibaneis Rocha (MDB)
Ibaneis Rocha foi eleito governador do Distrito Federal em 2018, pelo MDB. Antes da vida política Ibaneis Rocha, presidiu a seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 2013 a 2015, também foi diretor do Conselho Federal e corregedor-geral da entidade. O governador Ibaneis Rocha tem deixado público que buscará a reeleição.
Izalci Lucas (PSDB)
Natural de Araújos (MG), iniciou a sua vida política em 1998. Em 2002, foi eleito para deputado distrital e nesse período passou por secretarias do GDF. Nos anos de 2010 e 2014, foi eleito e reeleito deputado federal, em 2018 foi eleito senador pelo DF. Para o pleito de 2022, o senador Izalci Lucas coloca o seu nome como uma das opções para o eleitorado brasiliense ao governo do DF.
Oficialização da pré-candidatura: 15 de dezembro de 2021.
Keka Bagno (PSol)
Começou vida política há 15 anos, atuando em movimentos sociais. Nas eleições de 2018, ela concorreu como vice-governadora pelo PSOL. Atualmente Keka é conselheira tutelar.
Oficialização da pré-candidatura: lançou pré-candidatura em 5 de março de 2022
Rafael Parente (PSB)
Foi secretário de Educação no primeiro ano da gestão de Ibaneis Rocha, Rafael Parente é doutor em educação pela Universidade de Nova York. Também foi subsecretário de educação no Rio de Janeiro.
Oficialização da pré-candidatura: lançou pré-candidatura em 26 de outubro de 2021
João Vicente Goulart (PCdoB)
Presidente regional do PCdoB no Distrito Federal. É filósofo e escritor, se candidatou a Presidente da República em 2018, pelo PPL e já exerceu o mandato de deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista PDT do Rio Grande do Sul. João Vicente é filho do ex-presidente João Goulart.
Oficialização da pré-candidatura: em 18 de dezembro de 2021, o comitê regional do Partido Comunista do Brasil do Distrito Federal (PCdoB-DF) lançou seu nome como pré-candidato ao GDF.
Professor Lucas Salles (DC)
É natural de Campina Grande, CEO da 9Ideia Comunicação, professor universitário e Mestre em Administração de Empresas na área de Marketing (UFPB). Preside o DEMOCRACIA CRISTÃ no DF e no campo político o campo foi o responsável marketing político da vitoriosa campanha de Jair Bolsonaro a presidência da república.
Oficialização da pré-candidatura: 15 de fevereiro de 2022
Leandro Grass (PV)
Eleito deputado distrital em 2018 pela Rede Sustentabilidade com 6.578 votos, com a janela partidária migrou para Partido Verde PV para concorrer ao GDF. Grass é Professor, sociólogo e mestre em Desenvolvimento sustentável.
Oficialização da pré-candidatura: lançou pré-candidatura em setembro de 2021
Leila Barros (PDT)
Leila Barros se elegeu senadora pelo DF em 2018, pelo PSB. Em agosto do ano passado, migrou para o Cidadania e, em março, se filiou ao PDT. A senadora foi a primeira mulher a representar o DF no senado tem pautas voltadas para a proteção dos direitos das mulheres, no fortalecimento do esporte e na igualdade social.
Oficialização da pré-candidatura: lançou pré-candidatura em 18 de março de 2022
Data Marcada
Vale destacar para que os nomes dos candidatos devem ser confirmados nas convenções partidárias, que acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto. Além disso o prazo para realizar o pedido de registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai até 15 de agosto.
A partir de 16 de agosto, tem início a propaganda eleitoral, já o primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Eventual segundo turno será realizado no dia 30. Os eleitos tomam posse em 1º de janeiro de 2023.
Da Redação