Na Hora terão posto de atendimento preenchimento do Cadastro Único do Governo Federal. A ampliação no atendimento foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta terça-feira (1), através de uma portaria conjunta da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A medida tem o objetivo de viabilizar o acesso da população aos programas sociais federais.
O cronograma de atividades publicado no DODF, inclui a capacitação dos servidores no intuito de concluírem processo de cadastro de formulários do Cadastro Único, para os programas Bolsa Família, Prato Cheio, Renda Emergencial e demais serviços oferecidos pelo governo federal, além da realocação de servidores da Sedes para as unidades do Na Hora, disponibilização de vagas de atendimento e monitoramento das ações.
Ultimamente, há 99.979 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Cadastro Único no DF, o que corresponde a 299.489 pessoas. Dessas famílias, 83.939 são beneficiárias do Programa Bolsa Família e 60.463 famílias recebem, ainda, o DF Sem Miséria.
Mais uma medida implementada pela Secretaria para facilitar o atendimento dessa demanda foi a disponibilização do agendamento via site da Sedes. A iniciativa desafogou o disque 156 e ofereceu mais uma plataforma para o cidadão buscar o preenchimento do cadastro.
Da Redação