Hoje (04) foi divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o novo Boletim do Observatório Covid-19. O documento adverte para a necessidade de cautela na retomada de eventos sociais com aglomeração, considerando somente o percentual de adultos completamente vacinados.
Os pesquisadores do Observatório destacam ser essencial que se atinja o patamar de 80% de cobertura vacinal da população total para que sejam retomados eventos com grande público. Alertam ainda que para que essa meta seja alcançada, além dos adultos, a campanha de imunização deve atingir também crianças e adolescentes.
O boletim ressalta ainda, que a cobertura vacinal vem aumentando gradualmente, atingido, recentemente, 55% da população total, o que portanto apesar dos avanços ainda é distante do patamar ideal. O documento pontua também a existência de uma quantidade significativa de pessoas que precisam retornar aos postos de saúde para a segunda aplicação da vacina contra a covid-19.
Outro ponto destacado pelos pesquisadores da Fiocruz, é que cenário brasileiro ainda é de estabilidade nas taxas de transmissão do vírus Sars-CoV-2. Foram notificados, em média, 11.500 casos e 320 óbitos diários, ao longo da Semana Epidemiológica (SE) 43, compreendida entre os dias 24 e 30 de outubro. Esses números representam redução de 0,7% ao dia nos registros de casos e menor velocidade de redução do número de óbitos no país, que agora atinge 0,4%, depois de 14 semanas de redução acelerada e sustentada, com velocidade de 1% a 2%.
Os cientistas constataram que embora o registro de casos e de óbitos por covid-19 se mantenha em trajetória declinante, a taxa de positividade dos testes de diagnóstico permanece alta, o que pode ser atribuído à exposição ao vírus e à presença de indivíduos fora de casa.
Da Redação