Nesta terça-feira (08) foi aprovado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de fusão do DEM e PSL, para formar o União Brasil. Com a decisão , o União Brasil passa a ser o partido com maior bancada na Câmara e representa a união de dois protagonistas políticos : Luciano Bivar, do PSL, e ACM Neto, do DEM.
Na sessão a corte também validou o estatuto e o programa partidário. A legenda está apta a participar das eleições de 2022 e terá como número nas urnas o 44.
Um partido que nasce grande
O União Brasil, também terá a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral, e do tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio, o que faz com que desperte o interesse de alguns presidenciáveis.
A sigla será presidida pelo o atual presidente do PSL Nacional, o deputado Luciano Bivar . No seu estatuto, o União Brasil se denomina “social liberalista” e defende o papel do Estado como “regulador” da economia, focado em garantir à população serviços essenciais “como saúde, educação, segurança, liberdade, habitação e saneamento”.
No entanto espera-se significativa migração de parlamentares descontentes com a fusão. Os deputados dissidentes devem aproveitar a janela partidária, que permite, em um intervalo de tempo predeterminado antes das eleições para a Câmara, a mudança de sigla sem perda de mandato. Esse ano a janela ficará aberta entre 3 de março e 1º de abril.
Redação Mídia Alternativa